Pausa para prozear =)

27 junho, 2012

Documentario sobre o fotografo Kevin Carter


Kevin Carter (1960-1994) foi um fotojornalista sul-africano reconhecido, que ganhou o prémio Pulitzer com a famosa imagem de capa do The New York Times,  'The Vulture' (o abutre),onde registrou a problemática da fome, em que a criança tenta chegar a área onde ficava guardada a comida no campo das Nações Unidas(1km a frente) , fotografia esta, que lhe rendeu também serias criticas. Algum tempo depois dessa imagem, entrou em depressao profunda e acabou dando um fim na própria vida.

Sobre Kevin:
"Por ter passado tanto tempo a documentar os horrores sul-africanos, o grupo de fotógrafos em que estava incluído Kevin Carter e o seu amigo de infância, Ken Oosterbrock, passou a ser conhecido como «Bang Bang Club». (...) 

O documentario sobre o fotografo. 
Aqui"La Muerte de Kevin Carter" em espanhol

                              (The Vulture Photo)

Sobre sua nota de suicidio, encontrei fontes desencontradas, mas conforme as mais seguras : "Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos…" 
 Especulações a parte, o fato eh que para fotografar as miserias humanas, eh preciso estar muito perto delas e isso, tem um preco psicológico.

«A pressão de estar sempre onde está a acção, o medo de que as suas fotografias não fossem suficientemente boas, a lucidez existencial ganha por sobreviver a tanta violência e as drogas que usava para minar essa lucidez»" (...)

Mais sobre Kevin Carter no seu site


Particularmente, acho essa foto uma bomba... quem dera nao pudesse ter sido registrada por nao haver esse tipo de coisa acontecendo no mundo.
Uma imagem, que pode possuir a agressividade de um soco na consciência de todo ser humano que se sensibiliza com o outro... e doi. Descrevo com três palavras: Sentir, parar e reflectir...


Fontes:
 http://www.rafalopes.com.br/blog/as-7-fotos-mais-famosas-do-mundo/
'http://bitaites.org/artamente/as-varias-mortes-de-kevin-carter/
http://www.kevincarterfilm.com/
Wikipedia
You Tube
Web Analytics