Pausa para prozear =)

13 abril, 2013

Vizinhança

Ontem namorido falou com a vizinha 'quinzumbeira', ela eh um bonus as avessas que ganhei com a casa. Alias, desde que vim morar em Cabo Frio, nao dei muita sorte com vizinhos, melhor, fiscais da vida alheia...rs

Nao eh possível, a minha mae que tem muito menos paciência do que eu, mora aqui anos e nunca teve esse problema e eu, uma fanzoca da cultura zen, praticante de yoga, espiritualizada... nao, algo esta errado ou nao, logo explico. Cheguei a achar que eu poderia ser culpada, afinal, devo ser insuportável como vizinha para aqueles curiosos que vem em busca de fuxico ou para os espaçosos sem noção, ainda mais que nao gosto de incomodar, mas eh claro, que a partir do momento que nao sou incomodada. Agora explico a minha problematica com vizinhança, soh pode ser um 'luxo' tipico de quem tem um peh iceberg igual ao meu. Serio, todo mundo sabe que energia atrai energia, comigo acontece como iao contrario e de cabeça pra baixo, eh torcer para o obvio e acontecer o absurdo...rss. Jah sou piada na familia e a muito tempo, ateh de mim mesma. Meu pai, um cetico, jah admitiu  que se um raio cair numa casa na cidade, a probabilidade de ser na minha eh 90%, os dez por cento restantes fica para eu ter esperança...rsrs

Voltando ao assunto, na verdade, em trinta anos no Rio, nunca tive problema com vizinhos, exceto  quando trocava de mal no tempo de criança. Mesmo, depois de casada, em que geralmente saimos da casa dos pais e  temos o nosso próprio apartamento. Fiz ateh amizades firmes e fortes, enquanto aqui... pelo contrario, teve ateh amizade desfeita, embora esta, nao me fosse surpresa. Tudo bem, ok, eh obvio que nem tudo sejam  flores quando se fala em vizinhanca em qualquer lugar, afinal quem nao teve ou tem problema com vizinho?

O convivio eh algo dificil e cada vez pior com a individualidade crescente.
No Rio, tem uma coisa pelo menos de bom, acho que por ser uma cidade grande, cagam e andam mais para a sua vida, o que difere bem daqui onde se especula as vidas alheias para ter o que fuxicar, se intrometer ou o que for para a vida ter mais graça. Quem conhece cidade pequena  vai saber do que estou falando. O que talvez mate, eh que falo o que nao estah bom e sou livre de certas coisas, o que jah incomoda muita gente acostumada com fingimento ou entendimentos restringidos. Outra coisa, sou muito atenciosa quanto a tratar o outro e fico pra morrer com gente grosseira ou capciosa, que joga nos outros todos os infortúnios. Ou seja, sou um calo assumido para quem nao gosta de discernir onde acaba o próprio espaço e começa o do outro.

 Acho um absurdo o que menos se ve, que eh a preocupação com o outro, com um bem comum...  eh a política do outro que se dane, muito diferente do ser feliz sem prejudicar ninguém. Falta muita compreensão e humildade nas relações que deveriam ser humanas. E muita pouca lógica e vergonha para quem adora cutucar os outros e depois se veste de vitima. 

Nesse meu endereço, a impressao que se tem da minha casa, eh que a casa do lado eh alugada para aquela demanda que vem para o carnaval, soh falta o batuque. Falação alta, gargalhadas pavorosas, ainda um podllee de uma outra pessoa que essa vizinha cuida, que late agudo e interruptamente. Como se nao bastasse a cacofonia, tem o ar da chamine de tabaco, principalmente, quando o vento esta a favor, o estudio chega ficar nojento fedendo a nicotina e isso pra quem nao fuma, como dizia uma antiga e evangelica secretaria do lar da familia, " nem sangue de Jesus tem poder"...rss  Detalhe, tudo isso, colado ao meu estudio de trabalho, onde passo horas a fio precisando de momentos que eu possa ter um certo grau de concentração. Sem exageros, jah trabalhei no centro do Rio e essa vizinha conseguiu superar no quesito 'inferno astral'. Ainda sou obrigada a escutar sobre a vida de uma imensa lista de nomes da cidade, se eu fosse fofoqueira, seria um prato cheio, pelo menos bem informada fico...rsrs... Jah falei educadamente como SEMPRE primeiro faço, mas ando percebendo e nao eh de hoje por aqui, que com algum tipo de gente, isso nao funciona e comecei com as minhas diretas daqui pra ver se com visita em casa, ela se toca, tipo barraco 'mermo', tive que me transformar em barraqueira minha gente, se a minha antiga professora da Socila me ouvisse dizendo isso, cairia pra tras...rss, pois eh, mas tive que dançar conforme a musica pra ser entendida fazer 'uque'? Com certeza nao foi na boa conversa, nao seria com yoga e muito menos, mudar meu estudio de comodo que teria que fazer obra e fica fora de cogitacao. Com isso, nem quero imaginar o que os contactos dela devem pensar a meu respeito e no interior essas coisas se estendem numa gana de deixar qualquer midia marrom no chinelo gasto...rss,  devo ser a bruxa, a rixosa da historia, mas jah me acostumei a ser cristo de cara de pau....rss. Pessoas que te fazem um mal e quando você desabafa e busca pelos seus direitos, eh você a 'maledita'...Oo. Mas, o que alguem com mente prostrada acha ou nao de mim, com certeza, nunca me interessou.  O que realmente me importa, eh que esse método desesperado adiantou. Afinal, pessoas que gostam de causar bom efeito e que se camuflam  de 'camaradinhas' ou de 'coitadinhas', desmascarar eh como tocar no bolso, doi. Apelei e o fato, eh que melhorou e nao interessa se foi mais por vergonha do que por respeito, mas a coisa estah mais contida, afinal dia de semana eh dia de semana. Soh o cachorro que nao deu tregua, nada contra, adoro bicho, mas continuou nao dando sossego e continuávamos a dormir no quarto da minha filha.  Como da ultima vez comigo, a coisa  nao desenrolou como devia e eh aquilo, tah na casa dela, realmente pode fazer o que quiser, o jeito eh torcer para a pessoa ser do tipo que compreenda e respeite o espaço do outro e como EU torci, obvio que nao deu certo; entao, dessa vez o meu namorido resolveu se manifestar e  numa coisa ele tinha razao, a conduta de algumas mulheres  diante um homem eh totalmente diferente diante de outra mulher , com o mesmo tom de conversa que eu na primeira vez, ele CONSEGUIU um feito e ela parece estar pondo mais o cachorro do outro lado. Facil! Tenho ateh medo de torcer que continue assim, tudo na civilidade  rss...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento."(Clarice Lispector); "Ajusto-me a mim, não ao mundo." (Anaïs Nin);
Sou maior que os ventos contrarios.
_AC. Lara

Web Analytics