Pausa para prozear =)

15 outubro, 2012

Um bônus no domingo


Ontem ouvi esse '#ficadica' de um senhorzinho 'caboco' arretado e risonho:

"Pra sabê se uma pessoa é risonha 'da' vida, o 'esprito' 

de  sê dela, é só contá piada, 'essa moça', 


é batata, num é não?"

E deu uma risada enquanto me passava o saco de mandioca.

Seu Zé é como um personagem antigo e bem rústico, daqueles raros de se ver numa cidade do interior como essa.Trabalha anos na feira aos domingos, vende mandioca do próprio roçado. Tem orgulho de dizer que apesar da idade, ele próprio planta e que os filhos não são como os filhos de outros tempos, como ele, que acordava com o sol pra pegar na enchada. 
Sempre que vou na barraca dele, ele  tem um 'causo' e um sorriso desdentado acolhedor.
Essa pérola foi ótima, soltou depois de eu ter perguntado o porquê dele ter me dito que sou 'risonha da vida', gostei, embora eu e meu namorido tenhamos pensado junto: " Não conhece naqueles dias"...rss
Sabe de uma coisa, quando se fala com essas pessoas ditas simples, por serem da terra, se extrai coisas q não tem preço.
Agora, vou concordar com seu Zé, existem sim pessoas não risonhas, as mal amadas, que só contradiz por contradizer o que se fala, levam pra outro lado, não sorriem com vontade, não se descontraem... a famosa pessoa tipo  'corta barato'...rss  Que não são gentis, simpáticas , enfim,'risonhas da vida' ou seja, felizes. Ainda mais em casos de piada, quantas vezes vi filho  de português contar piada de português...rss 
A vida não se leva como se fosse uma mala pesada, pelo contrário, o peso da mala nós é que fazemos e muito menos, é pra ser levada ao pé da letra.


Sabe o que isso me lembrou? O saudoso seu João, um muito amigo e de muitos jogos de buraco do meu também saudoso avô. Numa tarde, estavam ele e meu avô num dos costumeiros jogos de buraco, enquanto eu, adolescente, soltei uma resposta atravessada para a minha avó (coisas de aborrecente deixando de ser aborrecente), devido a um comentário que nem lembro mais e daí ele disse, sem perder a vista das cartas:

"Vou dizer uma coisa que digo para os meus sobrinhos, só tem três tipos de pessoas que levam a vida em ponto de faca: o fanático, o tendencioso e o masoquista, abra seu olho." 

Marquei isso por três motivos: Um, ele ria alto e falava pouco. Dois, pela vergonha que me deu, na época, de ter sido 'chamada a atenção' ( outra coisa de aborrecente), ainda tinha sido a primeira vez que escutei 'tendencioso' e a primeira vez, nunca se esquece. 
Fora, a culpa que senti depois, de que podia ter realmente me excedido.
E três, a medida que fui crescendo, fui constatando essa verdade. O maior exemplo está do outro lado, as insanas questões do Oriente Médio.

Sobre ser ou não  uma pessoa 'risonha de vida', particularmente, acho que todos têm problemas,como eu também tenho, mas isso não me dá o direito de me tomar de um super ego e  pisar ou destratar, acabar com o dia de alguém, só pelo simples fato, do meu estar uma bosta. Uma coisa é você se retrair, ficar 'P' da vida e outra, é descacascar em quem não está com os seus problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa todo o entendimento."(Clarice Lispector); "Ajusto-me a mim, não ao mundo." (Anaïs Nin);
Sou maior que os ventos contrarios.
_AC. Lara

Web Analytics